Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lista de Exercícios - Combinações Simples


Essa é uma das lista de exercícios de Combinatória que foi aplicada nas turmas preparatórias ao TRT nos Cursos Sem Dúvidas - Unidades Barra da Tijuca, Recreio e Tanque.  Só de Análise Combinatória resolvi em sala de aula cerca de 40 questões.  Acredito que a Matemática, como qualquer outra disciplina, só se aprende se forem resolvidos muitos, muitos exercícios mesmo.  Será que o professor do seu cursinho resolve, digamos, 20 questões de Combinatória em sala?

Por falar em exercícios, meu DVD sobre o assunto possui 40 questões resolvidas passo a passo.  Para comprar, acesse www.senhordosconcursos.com, e clique na seção PRODUTOS.  Para conhecer o meu trabalho, acesse www.youtube.com/senhordosconcursos e comprove nossa didática que já aprovou e foi aprovada por milhares de alunos nos últimos 15 anos!

Eis a lista, já com o gabarito.  Dúvida, me escreva, profbrunoleal@gmail.com!

01.           Em uma reunião social, cada pessoa cumprimentou todas as outras, havendo ao todo 45 apertos de mão.  Quantas pessoas havia na reunião?
Resp.:  10

02.          De quantas formas podemos escolher  4 cartas de um baralho de 52 cartas, sem levar em conta a ordem delas, de modo que em cada escolha haja pelo menos um rei?
Resp.:  C52,4  - C48,4

03.          Existem 10 jogadores de futsal, entre eles Bruno, que por sinal é o único que joga como goleiro.  Nessas condições, quantos times de 5 jogadores podem ser escalados?
Resp.:  126

04.          Existem 10 jogadores de futsal, entre eles Ari e Arnaldo.  Nessas condições, quantos times de 5 jogadores podem ser escalados, se os dois devem necessariamente ser escalados?
Resp.:  56

05.          Um químico possui 10 substâncias.  De quantos modos possíveis poderá associar 6 dessas substâncias, se entre as 10, duas somente não podem ser juntadas por produzirem mistura explosiva?
Resp.:  140

06.          Um grupo consta de 20 pessoas, das quais 5 matemáticos.  De quantas formas podemos formar comissões de 10 pessoas, de modo que:
a)             nenhum membro seja matemático?
b)            todos os matemáticos participem da reunião?
c)             haja exatamente 1 matemático na comissão?
d)            pelo menos 1 membro da comissão seja matemático?
Resp.:  a)  C15,10
b)  C15,5
c)  5 x C15,9
d)  C20,10 – C15,10

07.          De um grupo de 10 pessoas, deseja-se formar uma comissão com 5 membros.  De quantas formas isso pode ser feito,  se duas pessoas, A e B, ou fazem parte da comissão, ou não?
Resp.:  112

08.          Temos 5 homens e 6 mulheres.  De quantas formas:
a)              Podemos formar uma comissão de 3 pessoas?
b)            Podemos formar uma comissão de 3 pessoas de modo que haja 2 homens e 1 mulher, na mesma?
Resp.:  165; 60

09.          Um lote contém 50 peças boas e 10 defeituosas.  Extraindo-se 8 peças, sem reposição, de quantas formas podemos obter 4 peças boas e 4 defeituosas?
Resp.:  C50,4 x C10,4

10.           Quer-se criar uma comissão constituída de um presidente e mais 3 membros.  Sabendo-se que as escolhas devem ser feitas a partir de um grupo de 8 pessoas, quantas comissões diferentes podem ser formadas com essa estrutura?
Resp.:  280

Seja você também um SENHOR DOS CONCURSOS - conheça minhas apostilas, CDs e DVDs, acessando www.senhordosconcursos.com

Nenhum comentário: