Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dica importante ao concursando: conjugue o verbo FUGIR

Olá! Sou professor há 12 anos, trabalhando sempre em cursos preparatórios, alguns de renome, e por isso já "vi" e presenciei muitas coisas, principalmente acerca dos "bastidores" dessas instituições. É impressionante como boa parte desses "cursinhos" (assim mesmo, no diminutivo, no sentido mais pejorativo possível) se transformou em "caça-níqueis", enganando centenas de alunos que, infelizmente, perdem seu tempo, dinheiro e esperança nesses verdadeiros pardieiros. Estou convencido que para o concursando poder alcançar a tão sonhada classificação, deve, no processo de sua preparação, conjugar várias vezes o verbo FUGIR.

* FUJA de salas superlotadas - não adianta estar no curso mais caro e/ou badalado se você estiver numa sala com 80, 100, 150 alunos. Por melhor que seja o professor, será muito mais difícil acompanhar o desenvolvimento da aula e praticamente impossível ter acesso ao mesmo para tirar dúvidas.

* FUJA de materiais didáticos ruins - é impressionante a quantidade de LIXO travestido de material didático que é vendido em livrarias e, principalmente, em bancas de jornais. Materiais desatualizados, com quantidade ínfima de exercícios tanto resolvidos quanto propostos, resumo do resumo do resumo da teoria, enfim, só tem uma palavra que os identifica: CAÇA-NÍQUEIS.

* FUJA dos "professores" do tipo "showman". Conheço vários assim. Carisma é fundamental, sem dúvida, mas esses "profissionais" o que tem de carisma não tem de conteúdo. Gastam muito tempo com gracinhas e piadas, por isso, o caderno do aluno tem meia-dúzia de questões e teoria. Você, meu caro leitor, sabe do que estou falando. Só conteúdo não basta. A aula fica massante e até mesmo insuportável. Mas só "carisma" e piadas, definitivamente também não.

* FUJA da propaganda enganosa - um belo dia, vi uma faixa na frente de um curso: 90% de aprovação para o Colégio Militar. Como preparo alunos ao cmrj, e sei da extrema dificuldade que é conseguir a aporovação do aluno, decidi conferir de perto, quem sabe aprender a "fórmula mágica" para que eu também pudesse aprovar 90% dos meus alunos. Liguei para o curso e perguntei quantos haviam sido CLASSIFICADOS. A atendente quase se engasgou, coitada. Depois de muito insistir, ela reconheceu que não houve NENHUM. Pois é, meu caro amigo, FUJA da propaganda enganosa - APROVAR é facílimo - CLASSIFICAR, são outros quinhentos. Um curso badaladíssimo colocou um anúncio num jornal dizendo que havia aprovado mais de 170 alunos para determinado concurso. Como se este só apresentava cerca de 20 vagas? Por essas e outras, o lema do Curso Senhor dos Concursos é "PORQUE O IMPORTANTE NÃO É SER APROVADO, E SIM, CLASSIFICADO!"

Expresse sua opinião nos comentários!!

Nenhum comentário: