Páginas

domingo, 19 de julho de 2009

Aprender Matemática depende de quem ensina... e de quem aprende

Olá! Ao longo de mais de 12 anos, percebo que, cada vez mais, as pessoas chegam aos preparatórios sabendo cada vez menos português e matemática. Vide os orkuts da vida, as barbaridades que são escritas (não me venham com essa história de "internetês"), como tem ta em vez de tentar, e por aí vai.

Aprender Matemática, como qualquer outra disciplina, depende fundamentalmente de 2 fatores: de quem ensina e de quem aprende.

O que acontece é que muitos profissionais de Matemática se preocupam demais com o conteúdo e de menos com a didática. Admitem que os alunos tem a base necessária para acompanhar a aula, e não usam a estratégia mais adequada de abordagem dos assuntos. Por isso, a matemática é vista como um verdadeiro monstro.

Mas de nada adianta ter o dom de ensinar, e etc., se o aluno não estiver disposto a aprender. E, infelizmente, a "imensa maioria" não está disposta a aprender. Não quer aprender. E pronto.

Portanto, se você, caro leitor estiver disposto a aprender e estiver estudando com alguém que tenha o dom de ensinar, nada irá impedi-lo de aprender Matemática ou qualquer outra matéria.

Eu prezo demais a questão de como ensinar Matemática. Sou o maior crítico das minhas aulas. Embora determinados assuntos já tenha ensinado centenas de vezes, sempre procuro uma maneira nova, diferente, mais simples de resolver as questões. Fujo do estereótipo do professor de matemática - de um nerd, que não tem vida social, que gesticula e ensina aos berros fórmulas e fórmulas loucas. Aprendi nesses anos que para bem ensinar matemática, paciência e calma são fundamentais. Minhas aulas são quase como uma conversa entre amigos (e realmente são, pois considero meus alunos como tais), onde o aluno, quando menos espera, já está respondendo e evoluindo dentro da matéria.

Por isso, se quiser aprender Matemática e Raciocínio Lógico, procure a mim. Porque estou disposto a ensinar. Mas só procure se estiver realmente disposto a aprender.

Nenhum comentário: