01. (FN/2006) No quadro abaixo, são apresentadas as
equivalências entre três unidades monetárias.
10 pilas = 8
merrecas
1 merreca =
5 contos
Utilizando
esses dados, calcule o preço, em contos, de uma mercadoria que custe
duas pilas mais três merrecas.
Solução:
Note inicialmente que 10 pilas = 8 x 5 = 40 contos, logo, 1 pila = 4
contos.
Logo, 2 pilas e 3 merrecas custam 2 x 4 + 3 x 5 =
23 contos.
02. (FN/2006) Ari, Beto, Caio e Sócrates encontram-se no
refeitório do quartel para almoçar. Cada um cumprimenta todos os outros com um
aperto de mãos. Qual o total de apertos de mãos?
Solução:
Cada um aperta a mão de outras 3 pessoas. Deveríamos ter, ao todo, 4 x 3 = 12 apertos
de mão. Porém, cada aperto de mão foi
contado 2 vezes (Ari - Beto e Beto-Ari, por exemplo). Logo, há, ao todo, 12 : 2 = 6 apertos de mão.
Solução 2:
Ari aperta a mão de 3 pessoas (Beto, Caio e Sócrates), Beto, de outras 2
pessoas (Caio e Sócrates) e Caio, de 1 outra pessoa (Sócrates). Sócrates já foi cumprimentado pelos outros
3. Logo, ao todo temos 3 + 2 + 1 = 6
apertos de mão.
03. (FN/2006) A quarta parte da metade de um chocolate
corresponde a que fração do chocolate?
Solução: Corresponde
a 1/4 x 1/2 = 1/8 do chocolate.
04. (FN/2006) Sabe-se que a razão ideal do número de
habitantes de uma cidade, para cada metro quadrado de área verde, é de 2 para
5. Qual é o número máximo de habitantes que deveria ter uma cidade com 400.000
m2 de área verde?
Solução: 1º) 400000 : 5 = 80000
2º) 80000 x
2 = 160000 habitantes
(FN/2006) Um candidato tirou 6 em uma prova de concurso
que valia 8 pontos. Qual seria a nota desse candidato se a prova valesse 100?
Solução: 1º) 100
: 8 = 12,5
2º) 12,5 x 6 = 75
05. (FN/2006) Os professores de uma escola levaram alguns
alunos ao cinema. Foram, ao todo, 10 professores e 5 turmas de 30 alunos. Foi feita
a seguinte promoção: para cada 10 professores, 2 não pagam e, para cada 50
alunos, 10 não pagam. Quanto a escola gastou, se os ingressos custaram R$ 6,00
para cada professor e R$ 3,00 para cada aluno?
Solução: Com relação aos professores, como a cada 10,
2 não pagam, então 8 pagaram. Ao todo
são 5 x 30 = 150 alunos, e como a cada 50, 10 não pagam, 30 não pagarão (pois
150 alunos perfazem 3 grupos de 50) e 120 pagarão. A despesa total será, pois, de: 8 x 6 + 120 x 3 = 408 reais.
06. (FN/2006) (10%)2 é igual a:
Solução: Temos que 10% = 10/100 = 1/10, logo, (1/10)2
= 1/100, ou seja, 1%.
07. (FN/2006) Pelo regulamento da escola, João não pode
faltar a mais de 25% das aulas de Educação Física. Ao todo, serão 96 aulas de Educação
Física durante o ano e ele já faltou a 15 aulas. Qual o número máximo de faltas
que ele ainda pode ter?
Solução: Ele pode faltar, no máximo, a 25/100 x 96 =
24 aulas. Como já faltou a 15, pode
ainda faltar a 24 – 15 = 9 aulas.
08. (FN/2006) Que fatores aparecem na decomposição em
fatores primos, do denominador de uma fração decimal?
(A) 1 e 2
(B) 2 e 5
(C) 3 e 5
(D) 5 e 10
(E) 5 e 100
Solução: Uma fração é dita decimal quando seu
denominador é uma potência de 10.
Ex: 3/10, 35/100, 7654/1000000,
...
Logo, na
decomposição em fatores primos de uma potência de 10 só podem aparecer os
fatores 2 e 5 → letra (B).
08. (FN/2006) Na entrada de um porto, há um farol e duas
bóias luminosas, para assinalar os pontos mais perigosos para a navegação. O farol
pisca a cada 15 segundos, uma das bóias pisca a cada 30 segundos e a outra
bóia, a cada 40 segundos. Num dado instante, o farol e as duas bóias piscam ao
mesmo tempo. Quantas vezes, em uma hora, ocorrerá essa situação?
Solução: Os três piscam juntos a cada 120 s, que é o
mmc (15, 30, 40). Como 120 s = 2 min, essa
situação ocorrerá 60 : 2 = 30 vezes por hora.
09. (FN/2005) Para cercar um quartel, são necessários 5
voltas de arame farpado em seu perímetro. Quantos quilômetros de arame serão
necessários para cercar um quartel que mede 500 metros de comprimento e 300
metros de largura?
Solução: O perímetro do terreno é igual a 2 x 500 + 2
x 300 = 1600 m. Como serão dadas 5
voltas, serão necessários 5 x 1600 = 8000 m de arame, que perfazem 8 km.
10. (FN/2005) Em um grupo de 20 pessoas, 40% são homens e
75% das mulheres são solteiras. O número de mulheres casadas é:
Solução: Se
40% das pessoas são homens, então há 40/100 x
20 = 8 homens e 20 – 8 = 12 mulheres.
Destas, 75% são solteiras, ou seja; 75/100 x 12 = 9 solteiras e 12 – 9 =
3 casadas.
PS: O
enunciado deveria ter dito que, no grupo, só havia mulheres solteiras ou
casadas.
11. (FN/2005) Um triângulo tem as seguintes medidas de seus
lados, em ordem crescente: 15, 20 e x. Sabendo que um dos ângulos deste
triângulo mede meio ângulo raso, qual o valor de x ?
Solução: Se
o triângulo apresenta um ângulo medindo meio ângulo raso, então,possui um
ângulo de 180º / 2 = 90º, sendo um triângulo retângulo portanto e tendo x como
hipotenusa (já que é o maior dos lados) .
Logo, é válido o Teorema de Pitágoras:
x2 = 152 + 202 → x2 = 225 +
400 → x2 = 625 → x = 25.
12. (FN/2005) Em um triângulo retângulo, o seno de um de
seus ângulos agudos é:
A) o inverso
do cosseno desse ângulo.
B) o
quadrado do cosseno desse ângulo.
C) a razão
entre as medidas dos catetos do triângulo.
D) a razão
entre a medida da hipotenusa e a medida do lado adjacente a esse ângulo.
E) a razão
entre a medida do lado oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa.
Solução: E),
por definição.
13. (FN/2005) Em um quartel, 7/9 dos militares são praças e
existem 10 oficiais. Como o efetivo do quartel é composto de oficiais e praças,
qual o número total de militares no quartel ?
Solução: Se
7/9 dos militares são praças, então 2/9 são oficiais. Logo, temos:
2/9 → 10;
1/9 → 10 : 2 = 5;
9/9 → 5 x 9 = 45 militares.
14. (FN/2005) Qual é o menor ângulo formado entre os
ponteiros de um relógios quando são exatamente 7 horas ?
Solução: Há
um macete para esse tipo de questão. Os
ponteiros de um relógio formam 2 ângulos, sendo um deles dado por x = | 30 x h –
5,5 x min|, sendo h = 7 e min = 0 (7 horas em ponto). Logo:
x = |30 x 7 – 5,5 x 0| → x = 210º.
Esses dois ângulos são replementares
(sua soma é 360º). Sendo um dos ângulos
210º, o outro será 360º - 210º = 150º, que é a resposta do problema, por ser
este menor que 210º.
Repare que na fórmula aparece o MÓDULO da
diferença.
Seja você também um SENHOR DOS CONCURSOS - conheça minhas apostilas, CDs e DVDs, acessando www.senhordosconcursos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário