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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prof. Bruno Leal Resolve - LIX - Mais questões de Concursos para o Magistério

01.  (Professor de Matemática – Mesquita – RJ / 2006)  Letícia joga, de qualquer maneira, na mochila com que está viajando 4 pares de meias amarelas, 3 pares de meias azuis, 2 pares vermelhos e 2 pares verdes. Enfia a mão na mochila sem olhar com o objetivo de retirar um par de meias da mesma cor. Para ter certeza de que atingirá seu objetivo, o número mínimo de meias que deve retirar da mochila é:

Solução:  O pior caso possível é Letícia tirar 4 meias, uma de cada cor.  A quinta meia, necessariamente, irá coincidir com uma das 4 cores.  A resposta é, pois, 5 meias.

02.  (Professor de Matemática – Mesquita – RJ / 2006)  O centésimo algarismo depois da vírgula na representação decimal de 6/37 é:

Solução:  Dividindo 6 por 37, obtemos 0,162 162 162 ... ou seja, os algarismos se repetem de 3 em 3.  Dividindo 100 por 3, obtemos quociente 33 e resto 1.  Isto significa que escrevemos o ciclo 162 33 vezes e sobrou 1 algarismo, que seria o primeiro do ciclo de número 34.  Esse algarismo é o próprio 1.

03.  (Professor de Matemática – Japeri – RJ / 2013)  Um instituto tem, em seu cadastro, 10 professores de Matemática para participar da banca de concursos da instituição. Dentre os participantes, 3 são da cidade do Rio de Janeiro, 3 de Paracambi e 4 de Nilópolis. São necessários 3 professores para compor a banca. Sabendo-se que os professores são escolhidos de forma aleatória, a probabilidade de, escolhidos os três professores, pelo menos um ser de Nilópolis, é:

Solução:  Seja o evento “escolher 3 professores de Matemática para compor a banca”.  Isto pode ser feito de C10,3 = 120 maneiras.  O que não pode acontecer é não ter na banca nenhum professor de Nilópolis, ou seja, só professores do Rio e de Paracambi, o que ocorre em C6,3 = 20 casos.  Logo, em pelo menos 120 – 20 = 100 bancas, há pelo menos um de Nilópolis.  A probabilidade pedida é, pois, de 100/120 = 5/6.

04.  (Professor de Matemática – Japeri – RJ / 2013)  “A nova Lei Seca ajudou a reduzir o número de mortes nas estradas federais no feriado de Páscoa, mas a Polícia  Rodoviária Federal (PRF) ainda está em alerta para a principal causa de óbitos nas rodovias brasileiras: a colisão frontal. Em 2011, foram 2.652 mortes nesse tipo de acidente, 2.200 em zona rural.”

Segundo a reportagem o número mortes em acidentes desse tipo que ocorreram na zona rural em relação ao número total de mortes em 2011 nesse tipo de acidente representa aproximadamente:

Solução:  Basta fazermos 2200 / 2652 = 82,95%, aproximadamente 83%.

05.  (Professor de Matemática – Seropédica – RJ / 2013)  Um entregador de pizzas recebe semanalmente um salário que é composto de duas partes: uma parte fixa por ele estar à disposição da pizzaria, mais uma parte variável que é de acordo com o número de entregas que ele fez. A parte fixa é no valor de R$ 200,00, e a parte variável corresponde a R$ 5,00 por entrega. Supondo que o entregador fez 70 entregas em uma semana, qual será o valor do salário que irá receber?

Solução:  Irá receber 200 + 5 x 70 = 550 reais.

06.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  Um polígono regular de 16 lados tem a seguinte quantidade de diagonais:

Solução:  O total de diagonais é dado por d = n(n – 3) / 2, sendo n o número de lados do polígono.  Logo, d = 16(16 – 3) / 2 → 16 . 13 / 2  → 8 . 13 = 104.

07.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  Se w é o conjugado do número complexo z = 2 + 3i, então o produto w.z é igual a:

Solução:  O conjugado do complexo 2 + 3i é w = 2 – 3i.  O produto entre eles é (2 + 3i)(2 – 3i) = 22 – (3i)2 = 4 + 9 = 13.

Lembre-se que i2 = - 1, por definição.

08.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  Uma urna contém cinco cartões idênticos numerados de 1 a 5. Se sortearmos ao acaso, sucessivamente e com reposição, dois desses números, a probabilidade de que a soma seja maior ou igual a 8 é igual a:

Solução:  O total de casos de o evento “sortear 2 números” ocorrer é, pelo Princípio Fundamental da Contagem,  5 x 5 = 25 (lembre-se que o sorteio é com reposição).  Os casos favoráveis são sortear os números: 
5 e 5 → 5 + 5 = 10;
5 e 4 → 5 + 4 = 9;
5 e 3 → 5 + 3 = 8;
4 e 4 → 4 + 4 = 8.

Ou seja, há 4 casos favoráveis.  A probabilidade pedida é 4/25 = 16/100 = 16%.

09.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  Na sala de professores de uma escola estão reunidos quatro professores de matemática, seis de ciências e quatro de português. A diretora pede que seis desses professores – dois de cada disciplina – formem uma equipe para escrever um documento à Secretaria de Educação. O número de diferentes equipes que podem ser formadas é igual a:

Solução:  Podemos escolher os 2 professores de matemática de C4,2 = 6 maneiras, os de ciências de C6,2 = 15 maneiras e os de português, de C4,2 = 6 maneiras.  Portanto, o número diferentes de equipes é, pelo Princípio Fundamental da Contagem, 6 x 15 x 6 = 540.

10.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)    Jorge contraiu um empréstimo de R$10.000,00 a uma taxa de juros (compostos) de 2% ao mês. Jorge pretende pagar R$3.000,00 ao final do primeiro mês, R$4.000,00, ao final do segundo, e o restante, ao final do terceiro mês.  O valor desta terceira parcela será igual a:

Solução:  No final do 1º mês, a dívida deixa de ser de 10.000 e passa a ser 10.000 x 1,02 = 10200 reais.  Como ele pagou 3000 reais, o saldo devedor é de 7200 reais.

No final do 2º mês, a dívida passa a ser de 7200 x 1,02 = 7344 reais.  Como pagou 4000, o saldo devedor é de 3344 reais.

No final do 3º mês, a dívida passa a ser de 3344 x 1,02 = 3410,88, que é o valor da terceira parcela para que a dívida seja liquidada.

11.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  A população de formigas em um formigueiro aumenta 20% a cada mês. Nesse caso, podemos afirmar que essa população aumenta, a cada mês, de acordo com uma progressão:
(A) geométrica de razão 1,2;
(B) geométrica de razão 0,2;
(C) aritmética de razão 20;
(D) aritmética de razão 2.

Solução:  Seja P a população inicial de formigas.  Após o primeiro aumento de 20%, a população passará a ser P x 1,2.

Após o segundo aumento de 20%,  população se tornará igual a P x 1,2  x 1,2.

Após o terceiro aumento, igual a P x 1,2 x 1,2 x 1,2, e assim por diante.

A sequencia de populações se caracteriza portanto por ser uma PROGRESSÃO GEOMÉTRICA de razão 1,2, letra (A).

12.  (Professor de Matemática – Resende – RJ / 2012)  Se f(x) = | – 4 – x | – | 3 – 2x |, x real, então f(3) é igual a:

Solução:  f(3) = | - 4 – 3| - |3 – 2.3| → |- 7| - |- 3| → 7 – 3 = 4.


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