[Polígonos] (Auditor-Fiscal da Receita Federal/ESAF/2014) Um polígono regular possui 48 diagonais que
não passam pelo seu centro. A partir desta informação, pode-se concluir que o
número de lados desse polígono é igual a:
a) 12 b) 36 c) 24 d) 48 e) 22
a) 12 b) 36 c) 24 d) 48 e) 22
Solução: 1) Sendo n o número de lados do polígono, temos
que o total de diagonais é n(n – 3)/2 e o total de diagonais que PASSAM pelo
centro é n/2, se n for par ou zero, se n for ímpar.
O total de diagonais que não passam pelo centro é a
diferença entre as duas fórmulas.
Logo: n(n – 3)/2 – n/2
= 48 → n2 – 3n – n = 96 → n2 – 4n = 96 → colocando n em
evidência → n(n – 4) = 96.
Lembrando que n é inteiro, positivo, e maior que 2 e notando
que 96 = 12 x 8 , temos:
n(n – 4) = 12 . 8 → como 8 = 12 – 4, n = 12. O polígono em questão é o dodecágono.
GABARITO: A
[Raciocínio Lógico] (Auditor-Fiscal da Receita Federal/ESAF/2014) Se é verdade que alguns adultos são felizes e
que nenhum aluno de matemática é feliz, então é necessariamente verdade que:
a) algum adulto é aluno de matemática.
b) nenhum adulto é aluno de matemática.
c) algum adulto não é aluno de matemática.
d) algum aluno de matemática é adulto.
e) nenhum aluno de matemática é adulto
a) algum adulto é aluno de matemática.
b) nenhum adulto é aluno de matemática.
c) algum adulto não é aluno de matemática.
d) algum aluno de matemática é adulto.
e) nenhum aluno de matemática é adulto
Solução: Os adultos que são felizes não podem ser
aluno de matemática, pois nenhum aluno de matemática é feliz. Cuidado com a letra E, pois há adultos
infelizes.
GABARITO: C
[Raciocínio Lógico] (Auditor-Fiscal da Receita Federal/ESAF/2014) Ana está realizando um teste e precisa
resolver uma questão de raciocínio lógico. No enunciado da questão, é afirmado
que: “todo X1 é Y. Todo X2, se não for X3, ou é X1 ou é X4. Após, sem sucesso,
tentar encontrar a alternativa correta, ela escuta alguém, acertadamente,
afirmar que: não há X3 e não há X4 que não seja Y. A partir disso, Ana conclui,
corretamente, que:
a) todo Y é X2.
b) todo Y é X3 ou X4.
c) algum X3 é X4.
d) algum X1 é X3.
e) todo X2 é Y.
b) todo Y é X3 ou X4.
c) algum X3 é X4.
d) algum X1 é X3.
e) todo X2 é Y.
Solução: A questão assusta, mas é relativamente
fácil. A última afirmação é equivalente
a “todo X4 é Y”. Como não existem X3 e
todo X1 e todo X4 são Y, conclui-se que todo X2 é Y.
GABARITO: E
[Proporções] (Auditor-Fiscal da Receita Federal/ESAF/2014) Duas estudantes de química, Sara e Renata,
estão trabalhando com uma mistura de amônia e água. Renata está trabalhando com
a mistura de amônia e água, na proporção de 5:9, ou seja: 5 partes de amônia
para 9 partes de água. Sabe-se que Sara está trabalhando com a mistura de
amônia e água na proporção de 8:7, ou seja: 8 partes de amônia para 7 partes de
água. Desse modo, para se obter uma mistura de amônia e água na proporção de
1:1, as misturas de Sara e Renata devem ser misturadas, respectivamente, na
proporção:
a) 8:15 b) 7:35 c) 30:7 d) 35:7 e) 32:5
a) 8:15 b) 7:35 c) 30:7 d) 35:7 e) 32:5
Solução: Vamos misturar x litros da mistura de Renata
com y litros da mistura de Sara, obtendo uma mistura com (x + y) litros,
contendo partes iguais de amônia e água.
Dos x litros da
mistura de Renata, 5x/14 é amônia e 9x/14 é água (note que 5 + 9 = 14);
Dos y litros da
mistura de Sara, 8y/15 é amônia e 7y/15 é água (note que 8 + 7 = 15);
“Misturando as
misturas”, dos (x + y) litros, 5x/14 + 8y/15 é amônia e 9x/14 + 7y/15 é água.
As duas quantidades
devem ser iguais, logo: 5x/14 + 8y/15 =
9x/14 + 7y/15 → y/15 = 4x/14 → y/15 = 2x/7;
O objetivo do
exercício é encontrarmos y/x (cuidado para não confundir os nomes, pois ele
pede a razão entre Sara e Renata). Logo,
y = 30x/7 → y/x = 30/7.
GABARITO: C
[Juros Compostos] (Auditor-Fiscal/Fortaleza/ESAF/2003) O capital de R$ 20.000,00 é aplicado à taxa
nominal de 24% ao ano com capitalização trimestral. Obtenha o montante ao fim
de dezoito meses de aplicação.
a) R$ 27.200,00 b) R$ 27.616,11 c) R$ 28.098,56 d) R$
28.370,38 e) R$ 28.564,92
Solução: 1)
Taxa nominal de 24% a.a. com cap. mensal → taxa efetiva de 2% a.m.;
2) M = 20000(1,02)18 → 20000 .
1,42824 → M = 28564,92.
GABARITO: E
[Descontos Simples] (Auditor-Fiscal/Fortaleza/ESAF/2003) Um título no valor nominal de R$ 20.000,00
sofre um desconto comercial simples de R$ 1.800,00 três meses antes de seu
vencimento. Calcule a taxa mensal de
desconto aplicada.
a) 6% b) 5% c) 4% d) 3,3% e) 3%
Solução: Como o desconto é comercial simples, podemos
escrever que d = N . i . t, logo: 1800 =
20000 . i/100 . 3 → 1800 = 600 i → i = 3% a.m.
GABARITO: E
[O Regime Composto] (Auditor-Fiscal/Fortaleza/ESAF/2003) Qual o capital hoje que é equivalente, a uma
taxa de juros compostos de 10% ao semestre, a um capital de R$ 100.000,00 que
venceu há um ano mais um capital de R$ 110.000,00 que vai vencer daqui a seis
meses?
a) R$ 210.000,00 b) R$ 220.000,00 c) R$ 221.000,00 d) R$ 230.000,00 e) R$ 231.000,00
a) R$ 210.000,00 b) R$ 220.000,00 c) R$ 221.000,00 d) R$ 230.000,00 e) R$ 231.000,00
Solução:
1) Vamos adotar como data zero 1
ano atrás, quando venceu o capital de 100000.
“Trazendo” esse capital para a data de hoje, ele “avançará” no tempo 12
meses = 2 semestres, passando a valer 100000(1,10)2 = 121000 reais;
2) O
capital de 110000 reais, vencível em 6 meses = 1 semestre, “voltará no tempo”,
valendo hoje 110000 : 1,1 = 100000 reais;
3) Logo,
a soma dos montantes é 221000 reais.
GABARITO:
C
[Raciocínio Lógico] (Auditor-Fiscal/RJ/FCC/2014)
Suponha que sejam verdadeiras as seguintes informações:
I. Todos os empregados da empresa Alfa são competentes.
II. Mário não trabalha na empresa Alfa.
III. André é competente.
IV. Alguns empregados da empresa Alfa são estudantes.
Então, é correto afirmar que
(A) todos os estudantes são competentes.
(B) existe pelo menos um estudante que é competente.
(C) André trabalha na empresa Alfa.
(D) Mário não é competente.
(E) existe pelo menos um estudante que não trabalha na empresa Alfa.
II. Mário não trabalha na empresa Alfa.
III. André é competente.
IV. Alguns empregados da empresa Alfa são estudantes.
Então, é correto afirmar que
(A) todos os estudantes são competentes.
(B) existe pelo menos um estudante que é competente.
(C) André trabalha na empresa Alfa.
(D) Mário não é competente.
(E) existe pelo menos um estudante que não trabalha na empresa Alfa.
Solução: A resposta certa é a B, pois os estudantes
que trabalham na empresa Alfa certamente são competentes.
GABARITO: B
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