1.
(EEAR
– CFS B/2012) Dos
10 judocas que participam de uma competição, os 3 melhores subirão em um pódio
para receber uma premiação. Lembrando que cada atleta pode ocupar o 1º, 2º ou
3º lugar no pódio, o número das possíveis formas de os atletas comporem o pódio
é
a) 720. b) 680. c) 260. d) 120.
a) 720. b) 680. c) 260. d) 120.
2.
(EEAR
– CFS B/2013) Para
elaborar uma prova de Inglês, um professor utilizará 6 questões de vocabulário
e 4 de gramática. O número de maneiras que ele pode ordenar aleatoriamente
essas questões é dado por ______ .
a) (6 + 4)! b) (6 – 4)! c) 6! . 4! d) 6!/ 4!
a) (6 + 4)! b) (6 – 4)! c) 6! . 4! d) 6!/ 4!
3.
(EEAR
– CFS B/2015) A
metade do número de anagramas da palavra PRISMA que começam por S é
a) 10. b) 20. c) 30. d) 60.
a) 10. b) 20. c) 30. d) 60.
4.
(EEAR
– CFS A/2011) Formato,
tamanho e cor são as características que diferem as etiquetas indicadoras de
preço dos produtos de uma loja. Se elas podem ter 2 formatos, 3 tamanhos e 5
cores, o número máximo de preços distintos dos produtos da loja é
a) 24. b) 30. c) 32. d) 40.
a) 24. b) 30. c) 32. d) 40.
5.
(EEAR
– CFS A/2011) O
número de anagramas da palavra SOLEIRA que começam com vogal é
a) 2720. b) 2780. c) 2860. d) 2880.
a) 2720. b) 2780. c) 2860. d) 2880.
6.
(EEAR
– CFS B/2012) Dos
10 judocas que participam de uma competição, os 3 melhores subirão em um pódio
para receber uma premiação. Lembrando que cada atleta pode ocupar o 1º, 2º ou
3º lugar no pódio, o número das possíveis formas de os atletas comporem o pódio
é
a) 720. b) 680. c) 260. d) 120.
a) 720. b) 680. c) 260. d) 120.
7.
(EEAR/2005) Considere todos os números
de 4 algarismos distintos formados com os algarismos 2, 3, 4, 5 e 6. Se
colocarmos esses números em ordem decrescente, a posição ocupada pelo número
4652 será a
a) 49ª b) 50ª c) 59ª d) 60ª
a) 49ª b) 50ª c) 59ª d) 60ª
8.
(EEAR
– CFS A/2013) Dentre
8 candidatos, 5 devem ser selecionados para comporem uma comissão de formatura.
O número de formas distintas de se compor essa comissão é
a) 56 b) 48 c) 46 d) 38
a) 56 b) 48 c) 46 d) 38
9.
(ESA/2014)
O número de anagramas diferentes com as letras da palavra MILITAR que
não possuem consoantes consecutivas que se pode obter é:
(A)
186 (B) 224 (C) 120 (D) 72 (E) 60
10.
(ESA/2014) Com as
letras da palavra SARGENTO foram escritos todos os anagramas iniciados
por vogais e com as consoantes todas juntas. Quantos são esses anagramas?
11.
(ESA/2014) Um colégio
promoveu numa semana esportiva um campeonato interclasses de futebol. Na
primeira fase, entraram em disputa 8 times, cada um deles jogando uma
vez contra cada um dos outros times. O número de jogos realizados na 1ª fase
foi de:
12.
(ESA/2009)
Com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 sem repeti-los, podemos escrever “x”
números de 4 algarismos, maiores que 3
200. O valor de “x” é:
13.
(ESA/2013)
Uma corrida é disputada por 8 atletas. O número de resultados possíveis
para os 4 primeiros lugares é
A) 336. B) 512. C) 1530. D) 1680. E) 4096.
A) 336. B) 512. C) 1530. D) 1680. E) 4096.
14.
(ESA – Música/2013) Em um guarda-roupa há quatro camisas, cinco
calças e três sapatos, então identifique a alternativa que apresenta a
quantidade de formas diferentes que se pode utilizá-las.
A) B) 453 C) 1 D) 12 E) 6
A) B) 453 C) 1 D) 12 E) 6
15.
(ESA – Música/2013) Assinale a alternativa cuja palavra possui
60 anagramas.
A) AMEIXA B) BRANCO C) BANANA D) PARQUE E) PATETA
A) AMEIXA B) BRANCO C) BANANA D) PARQUE E) PATETA
16.
(ESA
– Música/2013) Para o time de futebol da
EsSA, foram convocados 3 goleiros, 8 zagueiros, 7 meios de campo e 4 atacantes.
O número de times diferentes que a EsSA pode montar com esses jogadores
convocados de forma que o time tenha 1 goleiro, 4 zagueiros, 5 meios de campo e
1 atacante é igual a
A) 84. B) 451. C) 981. D) 17.640. E) 18.560.
A) 84. B) 451. C) 981. D) 17.640. E) 18.560.
17.
(EFOMM/2013) O código Morse, desenvolvido por Samuel
Morse, em 1835, é um sistema de representação que utiliza letras, números e
sinais de pontuação através de um sinal codificado intermitentemente por pulsos
elétricos, perturbações sonoras, sinais visuais ou sinais de rádio. Sabendo-se
que o código Morse trabalha com duas letras pré-estabelecidas, ponto e traço, e
codifica com palavras de 1 a 4 letras, o número de palavras criadas é:
a) 10. b)
15. c) 20. d) 25. e) 30.
18.
(EsPCEx/2004)
Um
gerente de um hotel, após fazer alguns cálculos, chegou à conclusão de que,
para atingir a meta de economia de energia elétrica, bastava apagar 2 lâmpadas
de um corredor com 8 lâmpadas alinhadas.
Para manter um mínimo de claridade ao longo do corredor, o gerente
determinou que 2 lâmpadas adjacentes não poderiam ficar apagadas ao mesmo
tempo, e as 2 lâmpadas das extremidades deveriam permanecer acesas.
Sendo assim, o número de maneiras que este gerente pode apagar 2 lâmpadas é:
A) 24 B) 10 C) 15 D) 12 E) 6
Sendo assim, o número de maneiras que este gerente pode apagar 2 lâmpadas é:
A) 24 B) 10 C) 15 D) 12 E) 6
19.
(EsPCEx/2007) Um tabuleiro possui 16 casas dispostas em 4
linhas e 4 colunas. De quantas maneiras diferentes é possível colocar 4 peças
iguais neste tabuleiro de modo que, em cada linha e em cada coluna, seja
colocada apenas uma peça?
20.
(EsPCEx/2010) Os alunos de uma escola realizam experiências
no laboratório de Química utilizando 8 substâncias diferentes. O experimento
consiste em misturar quantidades iguais de duas dessas substâncias e observar o
produto obtido. O professor recomenda, entretanto, que as substâncias S1, S2 e
S3 não devem ser misturadas entre si, pois produzem como resultado o gás
metano, de odor muito ruim. Assim, o número possível de misturas diferentes que
se pode obter, sem produzir o gás metano é:
21.
(EsPCEx/2007) A equipe de professores de uma escola possui um
banco de questões de matemática composto de 5 questões sobre parábolas, 4 sobre
circunferências e 4 sobre retas. De quantas maneiras distintas a equipe pode
montar uma prova com 8 questões, sendo 3 de parábolas, 2 de circunferências e 3
de retas?
22.
(EsPCEx/2004) Um conjunto contém 5 números inteiros positivos
e 6 números inteiros negativos. Os valores absolutos destes 11 números são
primos distintos. A quantidade de números positivos distintos que podem ser
formados pelo produto de 3 destes números é:
23.
(EsPCEx/2002)
Numa classe de 30 alunos da EsPCEx, 10 são oriundos de Colégios
Militares (CM) e 20, de Colégios Civis (CC). Pretende-se formar grupos com três
alunos, de tal forma que um seja oriundo de CM e dois de CC. O número de grupos
distintos que podem ser constituídos dessa forma é:
24.
(EFOMM/2015) Uma turma de alunos do 1 ano da EFOMM tem
aulas às segundas, quartas e sextas, de 8h40 às 10h20 e de 10h30 às 12h . As
matérias são Arquitetura Naval, Inglês e Cálculo, cada uma com duas aulas
semanais, em dias diferentes. De quantos modos pode ser feito o horário dessa
turma?
a) 9 b)
18 c) 36 d) 48 e) 54
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